O posicionamento é uma loteria?
Você já deve ter reparado como algumas ferramentas de buscas são precisas em exibir resultados. Em boa parte dos casos, imediatamente na primeira pesquisa você encontra o que está buscando.
Se você utiliza sites de busca há alguns anos, sabe bem do que estou falando. Antes, era muito comum digitar uma palavra-chave e topar com resultados bem distantes daquilo que se estava buscando. Atualmente, há uma grande precisão nos resultados das buscas efetuadas.
E essa alta taxa de “acerto” nos resultados das pesquisas, é proveniente de determinados critérios que foram desenvolvidos por programadores das ferramentas de busca para ordenar os resultados.
E as páginas que melhor se enquadram nesta série de quesitos (particulares para ferramenta), são as que atingem um melhor posicionamento.
Isto significa que não há sorteios ou loterias no posicionamento dos resultados. Não é por acaso que um determinado site apareça em primeiro 1º lugar e outro na posição 10.600º.
Há uma série de itens que quando combinados, influenciam o posicionamento de um determinado site numa ferramenta de busca.
Otimização de sites para ferramentas de busca
A “Otimização de Sites para Ferramentas” é um conjunto de técnicas que tem por objetivo tornar um site mais “agradável” aos critérios dos sistemas de busca, visando subir seu posicionamento nos resultados das pesquisas com palavras-chaves pertinentes ao negócio.
Não há uma “fórmula mágica” que garanta determinado posicionamento de uma página em sites de busca. Não existe ‘aquele’ código ou script especial que jogará o site de sua empresa lá no topo. São várias técnicas e estratégias que dosadas de diferentes formas podem produzir resultados menos ou mais satisfatórios para cada expressão.
A otimização de sites é um trabalho realizado em longo prazo, misturam-se vários ingredientes em diferentes dosagens para aí então analisar os resultados. Não há uma regra padrão que garanta “amanhã mesmo” um bom posicionamento. A não ser que você contrate links pagos (links patrocinados) nos sites de busca.
O posicionamento em sites de busca é algo extremamente valioso hoje em dia, e movimenta uma indústria milionária dos chamados “links patrocinados”, sistemas em que você paga para que o seu site apareça no buscador com determinadas palavras-chave. E esse valor normalmente é contratado por cliques e cada palavra possui uma determinada cotação que varia conforme o mercado.
E a otimização que realizamos, visa alcançar posições nos resultados que são exibidos espontaneamente pela ferramenta. Ou seja, os resultados “reais” e não os patrocinados.
Assim como o mercado de links patrocinados, a otimização também funciona – em parte – de acordo com os termos a serem alcançados. Há expressões que podem possuir “apenas” 5 mil resultados numa busca. Já outras, podem exibir mais de 5 milhões de concorrentes, e obviamente a “engenharia” de otimização neste caso torna-se muito mais audaciosa.
Com todos estes dados, fica bem claro o motivo de tantas empresas não conseguirem captar negócios através da própria Internet a contento.
E para captar algo, somente através de publicidade, que muitas as vezes acaba não funcionando de maneira eficaz. “Campanhas” tipo bombardeio, carregadas de conceitos não funcionais para o ambiente digital, coisas que podem funcionar bem “lá fora”, mas não na internet.
Pronta entrega esta é a palavra chave na internet, pronta entrega de informações. As pessoas buscam  por informações  e prontamente querem as “respostas”. E o posicionamento nos sites de buscas lhe oferece a oportunidade de apresentar imediatamente para quem esta buscando.
Porem são milhares ou até mesmo milhões de sites nos resultados, mas só há “um lugar ao sol” nas ferramentas de busca e se tornar o “ALVOS DOS SEUS CLIENTES EM POTENCIAL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *