O que é um CRM e para que ele serve exatamente?

As siglas CRM significam Customer Relationship Management –Gestão de Relacionamento com o Cliente em português.
O CRM é um software que rastreia todas as interações com clientes atuais e futuros, auxilia na captação de leads e ajuda a gerenciar clientes, desde a captação até o pós-venda com qualidade e eficiência.
Esse sistema permite que as empresas gerenciem de forma dinâmica o relacionamento e dados associados de cada cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, autônomo ou multinacional. É muito mais que uma simples ferramenta de cadastro de clientes, é uma estratégia de negócios projetada para reduzir custos e aumentar lucros, solidificando a fidelidade do cliente.
Para cada cliente o CRM tem um significado diferente, seja um software, um sistema ou estratégia, pois o gerenciamento das informações do cliente é apenas uma das funções que podem ser desenvolvidas com ele.
Para autônomos ou empresas de pequeno porte, o CRM significa muito mais do que simplesmente um sistema de gestão, a ferramenta se torna uma perspectiva, uma nova porta para fazer mais negócios.
Quando a empresa está no começo e em busca de novos clientes, a necessidade de gerenciar de forma correta o relacionamento com o cliente cresce rapidamente, afinal de contas são e-mails, planilhas, registros de ligações, tarefas, documentos, mídias sociais e muitas outras funções, e à medida que tudo isso evolui, é necessário um sistema próprio para gerir todas essas informações.
A ferramenta em sua forma mais simples, irá trazer a gestão de algumas funcionalidades mais básicas, como o gerenciamento de alvos. ledas, empresas, contatos, oportunidades dentre outras funções. Já o CRM avançado, trará todas essas ferramentas, mais algumas que te possibilitam ter uma visão mais ampla e correta das atividades exercidas na empresa, como a gestão de e-mails (fique por dentro de tudo o que acontece em seu negócio, fazendo a gestão de todos os e-mails em um único lugar, podendo gerenciar níveis de acessos para melhor gestão e qualidade).
Utilizando um software mais completo, podemos fazer a gestão de documentos, produtos, ocorrências e muito mais, e essas funções a mais trazem um grande impacto positivo no resultado final de qualquer empresa.